sábado, 24 de fevereiro de 2018

Guia para o verão: mitos e verdades do protetor solar


24/02/2018 08:05 
Guia para o verão: mitos e verdades do protetor solar
É durante o verão que grande parte da população brasileira realiza mais atividades ao ar livre, aumentando significativamente o tempo de exposição ao sol. A proteção solar adequada é uma grande aliada para manter a pele saudável, mesmo durante os dias mais quentes do ano. Para auxiliar na melhor utilização do produto, o especialista em inovação para produtos cosméticos da BASF, Vinicius Bim, esclarece alguns mitos e verdades sobre o protetor solar. Confira abaixo:
1. Não preciso utilizar proteção solar em dias nublados – Mito
Mais de 80% da radiação ultravioleta atravessa as nuvens, portanto é necessário utilizar protetor solar mesmo em dias nublados, para proteger especialmente da radiação ultravioleta A (UVA) que penetra mais profundamente na pele, causando o fotoenvelhecimento. 
2. As versões em gel e loção oferecem a mesma proteção que os cremes - Verdade
Independentemente da versão, os protetores solares são submetidos a testes para comprovar sua propriedade de atenuar as radiações UVA e UVB. No entanto, os consumidores usam quantidades menores que as recomendadas, o que acaba gerando diferentes níveis de proteção. Utilizados da forma correta, os géis ou cremes proporcionam o mesmo nível de proteção e cabe ao usuário escolher a forma que prefere para se proteger.
3. O protetor solar sempre deixa a pele oleosa – Mito
Atualmente já podemos encontrar no mercado diversas opções de protetores com formulações mais leves, com sensoriais secos e sem brilho residual na pele. 
4. Não preciso utilizar protetor solar após as 16h – Mito
Embora a possibilidade de queimadura solar seja menor, enquanto houver sol os danos continuam a ocorrer pois o envelhecimento e o câncer de pele são cumulativos.
5. É necessário esperar 30 minutos para o protetor fazer efeito - Mito
Os protetores começam a promover seu efeito imediatamente após a adequada aplicação, ou seja, assim que espalhado sobre a pele e estiver seco, forma-se um filme que começa a proteger a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário