sábado, 24 de fevereiro de 2018

NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 10 CENTÍMETROS NESTA SEXTA-FEIRA; REPRESA ESTÁ COM 22% DA SUA CAPACIDADE



NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Nos últimos dois dias tem chovido em alguns municípios do Norte de Minas, sobretudo no rio Gorutuba e em seus afluentes acima da barragem do Bico da Pedra. Por exemplo, nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba choveu o correspondente a 6,8 milímetros desde ontem, quinta-feira, dia 22 de fevereiro, conforme apurações realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na zona rural o volume de chuva foi maior.
Em função dessa precipitação pluviométrica, o volume de água no rio Gorutuba aumentou e isso contribuiu com a elevação na quantidade de água na represa situada a cinco quilômetros desta cidade. Entre ontem e esta sexta-feira, dia 23, o nível de água na barragem do Bico da Pedra subiu em 10 centímetros. O produtor rural José Gonzaga da Cruz, que também é vereador em Nova Porteirinha, comentou com satisfação a chuva dos últimos dias e a recuperação do volume de água na represa gorutubana.
De acordo com Ricardo Carrero, diretor executivo do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), a barragem que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha e ainda contribui, mesmo em quantidade reduzida, com o projeto irrigado do Gorutuba se encontra com 22,09% da sua capacidade. Desde novembro de 2017, quando iniciou o período chuvoso na região, houve um aumento em 5,02 metros no nível de água na barragem que hoje, dia 23, possui 84 centímetros a mais de água em relação à mesma data do ano passado. Entretanto, são 14,16 metros que separam o atual nível de água da capacidade da represa gorutubana que transbordou pela última vez há 11 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário