segunda-feira, 23 de abril de 2018

MEL DO NORTE DE MINAS VIRA NEGÓCIO DA CHINA - APL e Pró-Mel vão impulsionar a apicultura da região


Crescendo em ritmo acelerado no Norte de Minas, a apicultura, atividade que já beneficia quase 2 mil produtores na região, tende a se desenvolver ainda mais após as boas notícias anunciadas esta semana. Em visita á Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), com sede em Bocaiuva, o deputado Tadeu Martins Leite anunciou que o mel produzido na região será exposto na Sial China, maior feira alimentícia da Ásia, no mês que vem, e que um representante da Cooperativa vai integrar a Segunda Missão de Empresários Mineiros á China, também em maio. Outras duas notícias importantes para a apicultura da região foram passadas pelo deputado aos diretores da Coopemapi. No início de junho o Governo de Minas assina o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do mel do Norte do Estado e na mesma data, em reunião em Montes Claros, apresenta a proposta de criação do Pró-Mel, uma série de medidas de incentivos á produção, semelhante ao Programa Pró-Pequí.
“Estas ações em conjunto vão provocar uma grande evolução na produção de mel e própolis no Norte de Minas, que já vem apresentando excelentes resultados pela alta qualidade e variedade do produto regional e por ter se tornado uma grande alternativa para as famílias de agricultores nos períodos de seca, sem falar que é uma atividade aliada na preservação ambiental”, comemorou o deputado Tadeuzinho. Quase 2 mil produtores de várias cidades da região já adotaram a apicultura como atividade, o que tem reforçado o orçamento das famílias e criado novas perspectivas econômicas.
Para o presidente da Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, Luciano Fernandes, a cada dia a produção de mel e própolis ganha mais espaço na economia regional, e a abertura de novos mercados, associada aos incentivos resultantes do reconhecimento do APL e da aprovação do Pró-Mel trarão novas perspectivas para a atividade. A Coopemapi possui mais de 250 associados, e cultiva mais de 800 colmeias mantidas por cerca de mil agricultores familiares.
Alguns produtores da região estão conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional. É o caso da Associação do Grupo Orgânico de Apicultores de Minas Gerais (Apiorg-MG), localizada no município de Guaraciama. Anualmente, a entidade exporta aproximadamente 70 toneladas de mel,  contabilizando uma renda de quase 1 milhões de reais.  Os principais clientes são da Nova Zelândia, Itália, Alemanha e Estados Unidos.

APL E PRÓ-MEL
O deputado Tadeuzinho confirmou que, em parceria com a Coopemapi e a Codevasf, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico estará promovendo um grande encontro com apicultores de toda a região na primeira semana de junho, no Auditório das Faculdades Santo Agostinho. Neste encontro será assinado pelo Governo de Minas o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local do mel  e sendo lançadas as bases do projeto do Pró-Mel.
O reconhecimento do Arranjo Produtivo Local traz de imediato algumas vantagens como crédito especial, criação de uma agenda produtiva comum e a atração de novos consumidores. Com a medida o Governo vai estudar inclusive ações tributárias que possam reduzir os impostos pagos pelos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário